Ficha de trabalho N.º:2
Ergonomia e a Postura e Ergonomia na trabalho
A palavra Ergonomia deriva do grego "ergon" (trabalho) e "nomos" (leis, regras).
Seguro
Prático
Confortável
Prático
Confortável
Versão resumida:
A Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre as condições de trabalho do utilizador e as suas capacidades/limitações físicas e a eficiência do sistema produtivo.
Versão alongada:
A Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre as condições de trabalho do utilizador e as suas capacidades/limitações físicas e a eficiência do sistema produtivo.
Esta ciência pode ser aplicada em vários sectores de actividade: industrial, escolar, militar, hospitalar, nos transportes, entre outros. Em todos eles é possivel existirem intervenções ergonómicas para melhorar a eficiência, segurança, produtividade e saúde nos vários trabalhos.
Os seus objectivos são:
- aumentar a produtividade e os lucros;
- aumentar a segurança, saúde e conforto dos utilizadores.
Os seus objectos de estudo são:
- a postura adquada e adotada pelo utilizador;
- os movimentos corporais;
- o equipamento utilizado.
Como foi possivel ver no vídeo se o utilizador tiver uma boa postura na utilização dos vários sistemas permite evitar lesões musculares e esqueléticas e aumentar a eficiência e a satisfação do utilizador.
No entanto certas circunstâncias como a perda de tempo por causa do sistema e por vezes as características dos utilizadores podem provacar nestes um sentimento de aborrecimento e de grande stress.
A Ergonomia divide-se em 3 dominios distintos de especialização:
- Ergonomia física:estuda a postura dos utilizadores no trabalho, no que diz respeito a movimentos repititivos e a transportes de vários materiais;
- Ergonomia cognitiva:estuda o esforço mental do utilizador;
- Ergonomia organizacional:estuda a ética no local de trabalho e a motivação e satisfação laborais.
Esta ciência desenvolveu-se a partir de outros ciências de entre as quais a engenharia, a biomecânica, antropometria (conjunto de técnicas para medir o corpo humano ou as suas partes), fisiologia e psicologia.
A ergonomia na informática relaciona-se com a qualidade de adaptação de um dispositivo ao seu utilizador e a uma tarefa específica a realizar.
A capacidade que os dispositivos conferem a diferentes tipos de utilizadores para alcançarem os seus objectivos designa-se de eficácia.
A quantidade de recursos que os dispositivos fornecem os utilizadores para a obtenção dos objectos designa-se de eficiência.
A emoção que os sistemas proporcionam aos utilizadores em face dos resultados obtidos e dos recursos necessários para alcançarem tais objectivos designa-se de satisfação.
A estas 3 características chama-se usabilidade.
Para uma melhor postura do utilizador quando este se encontra ao computador este deverá:
- ter a cadeira com um encosto alto, com apoio para os braços da mesma altura do teclado e os braços devem formar um ângulo de 90º;
- ter a mesa com uma altura adquada (aproximadamente 75cm);
- ter o monitor a parte superior à altura dos olhos, a uma distância mínima de uma braço de modo a manter a cabeça na posição vertical.

Este vídeo irá ilustrar pequenos gestos no nosso dia-a-dia que evitaram dores corporais e ter uma vida livre de stress.
Atenção não se deve passar demasiado tempo ao computador ou a fazer trabalhos repetitivos. Depois de 1 hora de trabalho o utilizador deverá fazer exercício conforme a imagem durante 10 a 15 minutos, no final do trabalho fazer outros tipos de exercício como corrida ou andar de bicicleta.
Equipamentos ergonómicos:
Cadeira ergonómica
Martelo ergonómico
Apoio para Portátil
Cadeira ergonómica
Apoio de pulso
Cadeira ergonómica (Dentista)
Cadeira de bebe ergonómica
Sem comentários:
Enviar um comentário